top of page

Publicações

Arte Mike.jpg

E-book: Encontros com Foucault

Esta obra se trata de uma ação do Núcleo de Pesquisas Pós-coloniais – NePC ligado aos Cursos de Licenciatura em Letras Português e Inglês e de Licenciatura em Letras Português e Francês do Departamento de Letras e Artes – DEPLA, em parceria com o Curso de Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas – CELAEL da Universidade Federal do Amapá.

capa1.jpg

E-book Megafone: estudos de teoria e crítica literária

Esta obra se trata de uma ação conjunta do Núcleo de Pesquisas Pós-coloniais – NePC e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplica – NEPLA dos Cursos de Licenciatura em Letras Português e Inglês e de Licenciatura em Letras Português e Francês do Departamento de Letras e Artes – DEPLA, em parceria com o Curso de Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas – CELAEL da Universidade Federal do Amapá.

capa.jpg

E-book A Ilumiara sob o Sol do Meio-Dia: estudos sobre a obra de Ariano Suassuna

O e-book A Ilumiara sob o Sol do Meio-Dia é composto de onze textos produzidos por pesquisadores ligados a várias Instituições de Ensino Superior no Brasil e Portugal, que desenvolvem pesquisas na área de concentração da Literatura Comparada. Os trabalhos aqui reunidos se irmanam pela origem comum dos corpora: a exuberante criação literária de Ariano Suassuna (1927-2014), observada mediante um olhar plural cultural e residual desenvolvido pelos pesquisadores e o projeto escritural do autor celebrado nestas pesquisas. 

Livro_Africana.jpg

E-book Pós-colonialismo e literatura: Questões identitárias nos países africanos de língua oficial portuguesa

Pós-colonialismo e literatura: Questões identitárias nos países africanos de língua oficial portuguesa trata-se de uma obra que apresenta 21 estudos acerca da literatura africana, num diversificado mosaico de leituras críticas, individuais e comparativas, perpassadas por dois conceitos incontornáveis e ao mesmo tempo desafiadores para os estudos literários contemporâneos: “pós-colonialismo” e “questões identitárias”. 

Mulheres.jpg

E-book Mulheres e a Literatura Brasileira

A proposta de organizar um livro que versasse sobre a temática de Mulheres e a literatura brasileira surgiu de uma percepção que nos inquietou e continua inquietando: a percepção que na área de estudos da literatura brasileira há uma contradição fundamentalmente calcada na questão de gênero, perceptível quando se contrasta quem estuda e quem ensina literatura brasileira com sobre quem se estuda e sobre quem se ensina relativamente ao mesmo campo... Uma contradição entre o fato de haver tantas mulheres estudando e ensinando literatura brasileira e o fato de haver tão pouco sobre literatura brasileira produzida por mulheres, ou o fato de, em nossa área, haver tão poucas mulheres prestigiadas por seu trabalho intelectual.

A obra busca, nestes termos, assumir a missão combativa ao silenciamento feminino em nosso literatura, através dos estudos críticos que se apresentam.

O_próximo_e_o_distante_-_assassínio_de_u

E-book Pelo Sertão, o Brasil

Os artigos que o leitor encontrará a seguir são, na sua maior parte, frutos de trabalhos de aproveitamento para uma disciplina chamada “Literatura e Sociedade”, ministrada no programa de pós-graduação em teoria e história literária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no segundo semestre de 2015. A proposta da disciplina era discutir as interseções entre romance e pensamento social no Brasil.Deve-se ressaltar que os artigos deste livro não se fiam numa ingênua ideia da literatura enquanto reflexo da realidade. Não há, nos textos a seguir, qualquer concepção de uma realidade brasileira prévia e acabada à espera de algumas narrativas para ser descoberta. Os romances e ensaios analisados tecem e cristalizam representações sobre o Brasil que têm repercussões até os dias de hoje. Em certa medida, podemos dizer que são obras que ajudaram a inventar a imagem que temos hoje do Brasil, ao invés de simplesmente revelar o Brasil como um ente fixo e preexistente às narrativas sobre o país. Mobilizando discursos sociológicos, antropológicos e políticos, essas produções culturais criaram angulações novas para examinar problemas antigos e suscitaram questões inesperadas.

letras.jpg
bottom of page